Quando se fala em 4Kids Enterteinment, é impossível não pensar em mutilação de animes. Pokémon foi o primeiro caso sério da empresa americana. A 1ª temporada teve nada mais que seis episódios ignorados, somados a mais um que o Japão nem quer lembrar da existência. Conheça rapidamente esses episódios e os prováveis motivos da censura de alguns:
O primeiro episódio censurado é conhecido popularmente como “Férias em Aopulco” e se encaixa como 18º episódio da cronologia normal. O motivo da censura está justamente na parte divertida do capítulo: participando de um concurso se biquínis, James usa seios infláveis que exibe com orgulho para a Misty e suas “laranjinhas” XD. Nada que um simples corte não pudesse solucionar (como a Saban nos ensinou muito bem), pois a cena é rapidinha… Quem vê o episódio seguinte não entende o encontro entre Nastina e Mastina, irmãs gêmeas que aparecem separadamente em cada capítulo. Curiosamente este episódio passou na gringolândia devidamente cortado durante a época de estreia de Digimon, como 100º episódio. Vai entender…
O segundo episódio dispensado é chamado de “A Lenda de Dratini”, 35º da cronologia. O motivo teria sido o uso abusivo de armas de fogo pela Equipe Rocket que faz o dono da zona do Safari de refém. O corte deste episódio é o que causa o maior furo cronológico da série, pois é nele que Ash captura sua grande manada de Taurus, comentada em episódios posteriores. No episódio seguinte, os “vilões” continuam por tentar conseguir o raro Dratini por via do monstrinho transformista Ditto. O engraçado é que o Hortelino, Pica-Pau, Popeye e outros clássicos dos desenhos dos EUA, podem usar dessas armas da maneira que entenderem…
O terceiro, os japoneses fizeram de tudo pra fingir que nem existe. “Porygon, o Guerreiro do Cérebro Eletrônico”, fez Pokémon ser famoso mundialmente antes do esperado e de forma negativa. Quem pagou o pato foi o esquisitinho do Porygon que nunca mais apareceu, pois vai que dá trauma no telespectador… Podia ser editado e vendido, mas os japas não quiseram tentar. E reparando nos olhos dos japoneses, é porque o negócio foi sério =P. De importante no episódio (que está solto na net pra quem quiser caçar) só o conhecimento do professor criador do sistema de transporte de pokébolas. Só pra constar: após o tempo de Pokémon fora do ar, o anime voltou em um especial de 1 hora, juntando os episódios “O Adeus de Pikachu” e “Irmãos da Pesada”.
Os outros quatro apareceram todos fora de ordem na segunda temporada. São dois especiais de Natal, um deles com o pokémon mais polêmico depois do Porygon (Jynx) e dois episódios com datas inexistentes na terra do Bush.